11 Museus para aprender história do Brasil



Museus são espaços de memória e de aprendizagem. No Brasil há várias instituições que preservam nossa memória e a contam de forma rica. 

Aqui foram incluídos somente as instituições dedicadas a um período específico da história. Portanto, não estão incluídos os museus dedicados às artes ou às ciências, certo? 

Vamos conhecê-los?

Pré-História 

Museu de Arqueologia e Etnologia (UFPR)

Localizado na cidade Paranaguá, no antigo Colégio dos Jesuítas, o museu conta com 80 mil peças no seu acervo que traçam a trajetória dos povos que ocuparam a região e dos indígenas que ali habitaram. 

Parque Nacional Serra da Capivara

O maior tesouro artístico pré-histórico das Américas está no Brasil, mais precisamente no Piauí. No Parque Nacional da Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, é possível contemplar pinturas rupestres de mais de 25 mil anos de existência. 

Colônia

Museu da Inconfidência

Localizado em Ouro Preto, Minas Gerais, o Museu da Inconfidência se encontra na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. O acervo contextualiza a sociedade de Vila Rica, a extração do ouro, a vida social dos brancos, escravizados e libertos, explicando o ambiente vivido por Tiradentes e seus colegas.

Museu Histórico Nacional

Situado no Rio de Janeiro, o Museu Histórico Nacional recria em suas salas a formação do Brasil, suas atividades econômicas, os aspectos sociais da vida de livres, escravizados e libertos.

Império

Museu Imperial

O Museu Imperial, situado em Petrópolis (RJ), está no antigo palacete usado pela Família Imperial para escapar do calor do Rio de Janeiro.

Na instituição são recriadas salas típicas de uma casa de uma família como a de música, jantar e jogos. Além disso, é possível passear pelos bonitos jardins e desfrutar da natureza.

Solar da Marquesa de Santos

Situado na cidade de São Paulo, na antiga moradia da família da célebre Marquesa de Santos, Domitila de Castro e Gomes. Construído no final do século XVIII, a casa abriga o Museu da Cidade de São Paulo e conta a evolução urbana da maior metrópole brasileira e também é possível apreciar as técnicas de construção de casas no Brasil.

Museu Paulista (Museu do Ipiranga)

Museu Paulista da Universidade de São Paulo está localizado em São Paulo. Idealizado em 1882 como um espaço para abrigar a memória da proclamação da Independência, conta em seu acervo, quadros importantes como “O Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo.

Com a República, o significado do museu mudou e este passou a contar também a história do estado de São Paulo.  

Museu do Imigrante Italiano Eduardo Marcuzzo

 O Museu do Imigrante Italiano está no Distrito de Vale do Vêneto (RS). Divido em salas temáticas como cozinha, música ou trabalho, onde se reconstrói o cotidiano dos imigrantes italianos da segunda metade do século XIX.

República

Museu da República

O Museu da República está localizado no Rio de Janeiro e ocupa o Palácio do Catete, antiga sede da Presidência de República e, em algumas ocasiões, residência do mandatário do país.

Desta forma, conhecemos a bela arquitetura do palacete, propriedade do barão de Nova Friburgo, que serviu de cenário para o Governo Vargas, o mais longo do período republicano no Brasil. O ponto alto da visita é a recriação do quarto onde se suicidou Getúlio Vargas. 

Museu da FEB (Belo Horizonte)

Existem vários museus espalhados pelo Brasil que contam a história da Força Expedicionária Brasileira. Um deles é o de Belo Horizonte onde se pode contemplar armas, uniformes, bandeiras e condecorações relativas às atividades dos soldados brasileiros na Itália.

Museu da Borracha

Localizado em Rio Branco (AC), o museu foi fundado em 1978 com o objetivo de preservar a memória daqueles que foram para o estado trabalhar nos seringais.

Mesmo assim, seu acervo mostra peças da pré-história e vários utensílios das cultuas indígenas que habitam a região.

 

Você conhece algum destes museus? Gostou de visitá-lo? Conte para gente!

Tem alguma instituição faltando? Sugira nos comentários, por favor.

Comentários