Terra Plana: definição e origem da teoria



Terra Plana é o nome da teoria que defende que o formato da Terra seria um plano redondo e não uma esfera.

O conceito de Terra Plana existiu em várias culturas e religiões, mas foi abandonada na Antiguidade quando o heliocentrismo passou a ganhar força.

No século XXI, porém, novos grupos defendem o formato plano do planeta Terra.

Teoria da Terra Plana

A teoria da Terra Plana sustenta que a Terra é um disco, onde o Polo Norte estaria no centro e seria rodeada por uma crosta de gelo chamada Antártida.

Um dos fundamentos deste pensamento é a Bíblia que descreve o local onde se encontra a Terra como um disco rodeado pela abóboda celeste. As águas do oceano estariam rodeadas de uma barreira de gelo que impediriam que as mesmas transbordassem.

Também afirmam que a Terra se encontra imóvel (ou estacionária), rejeitam a ideia do sistema solar e dizem que a Terra é o centro do universo. Neste sentido, os outros planetas como Mercúrio, Vênus, Martes, não são planetas e sim “estrelas errantes”, segundo a teoria da Terra Plana.

Igualmente, os terra-planistas não aceitam a gravidade. Segundo eles, o que explica os objetos estarem quietos é a densidade de cada corpo.

As imagens que mostram a Terra redonda seriam forjadas e, portanto, não servem de prova para dizer que a Terra tem formato esférico.

Terra Plana no Brasil

Segundo dados de 2021, cerca de 7% da população brasileira ou 11 milhões de pessoas, acreditam que a Terra é plana.

Estes dados revelam o descaso com a ciência e a preferência por acreditar em celebridades e não em cientistas.

 Não devemos, contudo, colocar a culpa nos baixos níveis educacionais brasileiros, pois o terraplanismo é um fenômeno que cresce no mundo tudo.

Resumo sobre a Teoria da Terra Plana

Atores

terraplanistas

Tempo

Século XX e XXI

Argumentos

A Terra é plana e não redonda

Consequências

Desconfiança na ciência e exaltação da subjetividade

 

 

Comentários