Impressionismo: características e pintores

Camille Pissarro, "Kewgreen", 1892


O impressionismo foi um movimento artístico surgido na França no século XIX.

Caracteriza-se por pinceladas rápidas, valorização das cores e não das formas, e preocupação em fixar a luz e seus efeitos nos quadros. Os impressionistas foram os primeiros pintores a sair do estúdio para trabalhar ao ar livre.

Exemplos de pintores impressionistas são Eduard Manet, Paul Cézanne, Berthe Morisot, Claude Monet, Auguste Renoir, Camille Pisarro, Alfred Siley.  

No Brasil, o impressionismo conquistou artistas como Giovanni Castagneto, Antônio Parreiras, Eliseu Visconti,,Georgina de Albuquerque.

O impressionismo influenciou também a literatura e a música.

Características do Impressionismo

Temática

O impressionismo se caracteriza por representar cenas cotidianas como os passeios pelas ruas no campo, paisagens campestres e marinhas. A mitologia, os temas históricos, a religião católica não interessavam a este grupo.

Os impressionistas registraram as mudanças tecnológicas do seu tempo retratando os trens, bondes e a luz elétrica.

Desenho

Ao contrário do realismo ou da pintura neoclássica, o desenho na pintura impressionista sempre aparece esfumado. Isso quer dizer que não sabemos onde começa a paisagem e termina uma pessoa ou um objeto.

Esta técnica é acentuada quando vemos quadros de paisagem impressionistas onde as plantas e flores nunca são retratadas com detalhes precisos. Igualmente, aboliram o contorno negro das figuras, pois para eles, tal divisão não existia.

Cor

Os impressionistas se baseavam nas teorias da luz da física que explica que a tonalidade de uma cor será influenciada pela luz. Por isso, algumas vezes, não temos certeza que um pigmento é vermelho ou rosa, azul ou verde.

As sombras ganharam um novo tratamento, pois elas nunca são completamente negras e podiam ser pintadas em violeta, cinza e marrom.

Pintura ao ar livre

Com o avanço da tecnologia, tintas em tubo foram inventadas e os artistas não precisavam mais misturar vários produtos para obter seus pigmentos. A gama de cores aumentou: ao invés de uma tonalidade verde, agora os artistas podiam escolher entre seis distintas.

Isso também permitiu que os pintores saíssem dos estúdios e fossem para a natureza registrar paisagens e pessoas. 

Não significa, porém, que os impressionistas tivessem abandonado o estúdio porque muitos faziam rascunhos ao livre e depois, concluíam no ateliê.

Luz

Um dos objetivos dos impressionistas era captar a luz e suas mudanças na paisagem.

Por isso, abundam a temática em rios e na beira do mar, para registrar a luz batendo na água ou um pic-nic no campo a fim de captar a luminosidade que vinha através das árvores, por exemplo.

Consequências do Impressionismo

Vários artistas seguiram o caminho do impressionismo aprofundando suas pesquisas e criaram o pontilhismo e pós-impressionismo.

Pós-impressionismo

Pontilhismo

O pontilhismo foi uma técnica de pintura criada por Georges Seurat que consistia em realizar pequenos pontos na tela e deixar que a imagem se transformasse no cérebro.

Pós-impressionismo

O pós-impressionismo designa os pintores que surgem após a última exposição realizada no Bulevar dos Capuchinhos, em 1886. São pintores como Vicente Van Gogh, Paul Cézanne, Paulo Gauguin entre outros.

As cores são vibrantes e há os quadros parecem estar em movimentos. Igualmente, as figuras  vão se despojando de todos os elementos acessório e se tornam cada vez mais abstratas.

História do Impressionismo

A primeira exposição de quadros impressionistas foi realizada em 1874, no Bulevar dos Capuchinhos, em Paris, sendo realizadas oito exposições neste local até 1886.

Naquele momento, a França e o mundo em geral, viviam a Segunda Revolução Industrial e cada vez mais pessoas iam do campo para a cidade para trabalhar nas fábricas.

Com isso, as cidades se transformam com chegada dos trens e bondes. Em Paris, particularmente, as ruas são alargadas e as casas medievais, derrubadas; teatros e cafés são construídos dando um novo aspecto à capital francesa.

Com estas mudanças, a arte também não fica imune e os pintores passam a retratar todas estas mudanças sociais nos seus trabalhos. Eles também desejavam se afastar da pintura acadêmica que era praticada nas instituições oficiais e nos Salões de Pintura de Paris.

Origem do termo “Impressionismo”

O nome impressionismo foi dado a partir de um quadro de Claude Monet, “Impressão: amanhecer”, de 1872.

O crítico de arte Jules Castagnay ao definir o que seria este movimento artístico, declarou: “São impressionistas no sentido que eles não representam paisagens, senão sua impressão das paisagens”.

A partir daí, o grupo foi conhecido como impressionistas.

Resumo

Atores

Pintores impressionistas

Período histórico

1874 até a primeira década do séc. XX

Antecedentes

Pintura acadêmica

Causas

Segunda Revolução Industrial e se diferenciar da pintura acadêmica

Consequências

Pós-impressionismo e pontilhismo

 

 

Comentários