11 de setembro de 2001: atentado, causas e consequências

Vista das Torre Gêmeas incendiadas em 11/09/2001

 


Em 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos foram atacados com aviões civis pelo grupo terrorista Al-Qaeda.

Quatro aeronaves com passageiros foram sequestradas e desviadas de sua rota para distintos alvos: duas para as Torres Gêmeas, em Nova York; uma para o Pentágono, na Virgínia e a última, para o Capitólio, em Washington.

Os ataques foram coordenados por Osama bin-Ladem, causaram a morte de 2.977* pessoas e deixaram mais de 6.000 feridas.

Em 2021 se recorda vinte anos deste ataque.

Motivos para o ataque de 11 de setembro

O ataque de 11 de setembro foi causado por várias razões.

A Al-Qaeda tinha como objetivo revidar os ataques realizados pelos americanos ao Afeganistão.

Como fazem parte de um grupo de muçulmanos radicais, acreditam que os Estados Unidos sejam a fonte de todos os males da humanidade e devem ser eliminados pela violência.

Por isso, realizam ações terroristas em várias partes do mundo para protestar contra o poderio americano e europeu.

Torres Gêmeas

As Torres Gêmeas eram as mais altas de Nova York, o 5.º edifício mais alto do mundo, com 110 andares e 417 metros de altura. Tratava-se de um dos símbolos da cidade, abrigando centenas de empresas e por volta de 50.000 trabalhadores.

Os terroristas sequestraram os aviões em Boston, esfaquearam passageiros e provavelmente mataram os pilotos. Tomaram o comando da aeronave e mudaram a rota para as Torres Gêmeas.

A Torre Norte foi atacada às 08:45. O avião da American Airlines, voo 11, bateu em cheio na parte mais alta do edifício que começou a arder. As televisões de todo o mundo iniciaram a transmissão do incêndio da Torre Norte.

Às 09:03, o voo 175, da United Airlines, atingiu a Torre Sul que caiu 56 minutos depois.

Com o impacto e a grande quantidade de combustível, os prédios começaram a arder.  A estrutura, feita de aço e ferro, derreteu por causa do calor, provocando o desabamento.

Ataque ao Pentágono

Quarenta minutos depois, uma terceira aeronave, o voo 77, da United Airlines foi sequestrado.

A aeronave decolou do Aeroporto de Washington com destino a Los Angeles. No entanto, teve sua rota desviada para o Pentágono, sede do departamento de Defesa dos Estados Unidos.  

O avião atingiu três andares da ala ocidental do edifício causando a morte de 189 pessoas: 125 se encontravam no interior da construção e 64 a bordo do voo 77.

Capitólio

O quarto avião, o voo 97 da United Airlines, decolou de Nova Jersey para São Francisco. Esta foi a única aeronave que não chegou ao seu objetivo, pois os passageiros conseguiram se rebelar a bordo e impedir que o avião fosse jogado no edifício do Congresso americano.

Os terroristas sequestraram o avião e assumiram o controle da pilotagem. No entanto, diante da atitude dos passageiros de forçarem a porta, tomaram a decisão de jogar o avião no chão, próximo a Shanksville, Pensilvânia.  

Os 37 passageiros e os 4 terroristas morreram neste ataque.

Consequências do ataque de 11 de setembro

Após o atentado de 11/09/2001, a segurança nos aeroportos e nos aviões mudou radicalmente.

Os controles de passageiros ficaram mais severos e há mais restrições quanto ao limite de levar líquidos na bagagem de mão. A cabine do piloto, agora, é separada por uma porta que só pode ser aberta por dentro.

Os Estados Unidos usaram a comoção do sequestro para projetar seu poder militar sobre o mundo, especialmente no Oriente Médio. Tropas americanas foram enviadas ao Afeganistão para buscar Osama bin Laden; e ao Iraque para acabar com o regime de Saddam Hussein.

No plano cultural, o Islã ficou marcado como uma religião de terror. Em todo mundo se registrou um rechaço aos muçulmanos, pois todos foram colocados no mesmo nível.

Memorial e Museu Nacional 11 de Setembro

Após a tragédia, surgiu a ideia de construir um memorial que homenageasse as vítimas. Muitas famílias discordaram sobre a forma que o governo americano queria se apropriar da memória dos falecidos e se opuseram.

O memorial, porém, foi edificado e aberto ao público quando se completou dez anos dos ataques, no dia 21 de maio de 2011. Localizados onde estavam as Torres Gêmeas, o memorial consiste em duas fontes que jorram água, sem cessar, para um buraco quadrado. Ao redor estão gravados em bronze o nome das vítimas e foram plantadas 2. 241 árvores em volta dos monumentos em recordação a cada uma das que morreram naquele dia.  

Resumo do 11/09/2001

Atores

Estados Unidos, Al-Qaeda

Período histórico

11 de setembro de 2001

Antecedentes

Participação dos EUA em guerras no Oriente Médio

Causas

Revidar os ataques realizados pelos americanos ao Afeganistão.

Consequências

2.977* pessoas mortas e 6.000 feridas.

Mudança na segurança dos aeroportos e na aviação em todo mundo.

Hostilidades aos muçulmanos.

 

 *Nesta estatística estão incluídas as pessoas que perderam sua vida por causa da exposição às substâncias tóxicas que ocasionou câncer em várias delas. 

Quer saber mais? Leia sobre a Guerra do Afeganistão (2021).

Comentários