Diferenças entre árabe, muçulmano, sunita, palestino

Mulheres muçulmanas rezando




Árabe, muçulmano, sunita, xiita, turco, islamita... Somos bombardeados por estas palavras todo o tempo, mas será que são sinônimos? Vejamos as diferenças.  

Árabe

Árabe significa uma etnia e uma língua. 

Portanto, os 22 países que adotam o árabe como língua oficial fazem parte do chamado Mundo Árabe. São eles: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos (EAU), Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Qatar, Síria, Somália, Sudão, Tunísia e Iêmen.

Desta maneira, Irã e Turquia não são considerados árabes porque suas línguas oficiais são o farsi e o turco respectivamente.   

Países que formam o mundo árabe


Nacionalidade?

Quem nasce na Arábia Saudita não tem a nacionalidade árabe. 

O gentílico, em português, para quem nasce nesse país é: saudita, árabe-saudita, saudi-arábico, saudi-árabe.

Muçulmano

Refere-se ao indivíduo que segue o Islã.

Muitos países árabes tem a maioria da sua população que professa a religião islã. No entanto, a Indonésia é o maior país de população muçulmana, não é um país de origem árabe e nem se encontra no Oriente Médio ou no Golfo Pérsico.  

Os muçulmanos também se dividem em vários ramos e os principais são sunitas, xiitas e alauitas. Essas divisões foram provocadas pela disputa da sucessão do profeta Maomé e, com o tempo, se misturaram a questões políticas.

Vejamos:

Sunitas: reconhecem a Ali, primo e genro de Maomé, como o 4º califa do Islã. Rechaçam qualquer atributo aos imãs ou uma religião onde os fenômenos sobrenaturais são mais importantes que a prática.

Xiitas: aceitam que Ali é o fundador de uma dinastia de onze descendentes aos quais atribuem poderes divinos. Também sustentam a crença que o 12º imã virá a Terra antes do Juízo Final, Igualmente, para os xiitas, os imãs são vistos como infalíveis e intercessores entre o crente e Deus.

À medida que a conquista dos muçulmanos avançava no Oriente Médio e norte da África, estes diferentes ramos foram povoando as  regiões conquistadas. Desta forma, a Arábia Saudita é um país de maioria sunita, enquanto o Irã é xiita.

Alauitas: vieram do xiismo. Fundados no século IX por Ibn Nusayr, correspondiam a 12% da população Síria.

Islamita ou islamista

Islamita: é empregado como um sinônimo de muçulmano, pois é aquele que segue o Islã.

Islamista: cada vez mais é utilizado para indicar o indivíduo que usa a religião islâmica como doutrina política ou justificar atos violentos.

Mouro

A palavra vem do latim e servia para designar uma pessoa de pele escura. É a mesma origem etimológica da palavra “moreno”. Também designava aquele que era originário da Mauritânia.

Este termo foi usado pelos cristãos para designar os muçulmanos que estavam na Península Ibérica. À medida que a conquista dos cristãos avançavam, o termo “mouro” se transformou numa palavra pejorativa e não devemos usá-la para se referir aos muçulmanos.

Palestino

Um dos muitos povos semitas que existiam na região do Oriente Médio. 

Os palestinos podem ser classificados pela sua religião, como palestino cristão ou palestino muçulmano; ou ainda por sua etnia, árabes palestinos.

Até a criação do Estado de Israel, em 1948, todo aquele que nascesse na região era chamado palestino. Atualmente, porém, o termo "palestino" é usado para indicar a nacionalidade no Estado da Palestina, ainda que este não seja reconhecido por todos os países do globo.

Turco, sírio, libanês

São nacionalidades. Turco é quem nasce na Turquia; sírio, na Síria; libanês, na Líbia. 

No Brasil, temos a tendência de chamar todas as pessoas que vieram do Oriente Médio e falam português com o sotaque típico, como “turcas”. Trata-se, mais uma vez, de uma generalização.

Talibã

Se você chegou até aqui, obrigada! Sinal que você quer realmente descobrir as diferenças e semelhanças dos conceitos. 

O que vem a ser Talibã? 

Assim como o cristianismo prega a bondade há cristãos que estragam tudo, certo? Pois há muçulmanos que leem o Corão e fazem coisas erradas também. Como sempre, o problema está no ser humano e não na doutrina A ou B. 

O Talibã é grupo paramilitar surgido no Afeganistão, na década de 90, ao final da Guerra do Afeganistão. Tratam-se de sunitas que interpretam o Corão de forma radical e bastante violenta. 

Novamente, é bom deixar claro que nem todos os sunitas e  muçulmanos são a favor do Talibã. Afinal, quem mais sofre com os atos de violência são os próprios muçulmanos que devem suportar preconceitos no seu dia a dia. 


Resumo

Palavra

Designa um (a):

Árabe

Região geográfica, idioma, etnia

Muçulmano

Praticante de uma religião,  o Islã

Sunita, xiitas, alauitas

Ramos no islamismo

Islamita

Praticante de uma religião, o Islã

Islamista

Praticante do Islã e defende também que este influencie a política

Mouro

Forma pejorativa de designar o muçulmano

Turco, sírio, libanês

Nacionalidades

 

Comentários