Reforma Católica e o Concílio de Trento

 

Aspecto do Concílio de Trento, de Ticiano

A Reforma Católica ou Contrarreforma, foi um processo de revisão de dogmas e práticas católicas que culminou em 1545 com o Concílio de Trento.

Seu objetivo era reformar a própria Igreja Católica e dar uma reposta aos diversos pensadores protestantes que surgiram no começo do século XVI.

A instituição do Index, a reativação da Inquisição e o fortalecimento da Companhia de Jesus são as principais consequências deste acontecimento histórico.

Contexto Histórico da Reforma Católica

No final do século XV, a Europa conhecia um crescimento populacional, econômico e político.

Com uma sequência de boas colheitas, a população cresceu e o comércio ganhou cada vez mais importância, especialmente após a chegada dos povos ibéricos à América.

A invenção da imprensa, em 1430, permitiu que mais livros fossem impressos e lidos – em voz alta – pela população.

Vários intelectuais católicos começam a questionar práticas da Igreja como a venda de indulgências, o poder do Papa, os impostos pagos ao clero, etc. Havia uma percepção que muitos sacerdotes e religiosos não viviam na pobreza ou na castidade que como pregavam.

Concílio de Trento

O que é um Concílio? É uma reunião dos bispos da Igreja Católica convocada pelo Papa quando surge uma questão grave sobre a fé.

Convocados pelo papa Paulo III, entre 1545 e 1563, bispos de todo o mundo cristão se reuniram na cidade de Trento, na Itália, inclusive com a presença de representantes das igrejas ortodoxas e teólogos protestantes.

Após muitas reuniões e discussões, o concílio reafirmou certos dogmas que foram rechaçados por Martinho Lutero como a presença real de Cristo na Eucaristia e a veneração aos santos. Também rebateu os questionamentos feitos por Lutero sobre a validade dos sacramentos, e reafirmou que a fonte da fé seriam a Bíblia e a Tradição Oral.  

Fora do campo teológico foi decidido ser obrigatório os bispos residissem nas suas dioceses e foram estabelecidos seminários para aqueles de desejassem seguir a vida sacerdotal. O objetivo era ter um clero mais preparado.

Da mesma forma, se reativou o Tribunal do Santo Ofício, mais conhecido como a Inquisição, criada no século XII. Esse tribunal julgava as pessoas consideradas hereges.

Igualmente, foi criado o "Index Librorum Prohibitorum" (Índice de Livros Proibidos),  que consistia numa lista de livros considerados imorais ou contrários a fé pela Igreja. Os exemplares eram queimados, seus criadores perseguidos e quem os possuíssem podiam ser processados.

De modo a revitalizar a catequese tanto na Europa quanto na América, a Companhia de Jesus, criada em 1534, por Inácio de Loyola, seria um instrumento importante.  Chamados jesuítas, seus membros ficaram também conhecidos como “soldados de Cristo” e, por meio, do ensino e das missões, divulgavam a fé católica na América.

É um erro muito comum pensar que a Companhia de Jesus foi criada pelo Concílio de Trento, mas ela foi estabelecida anos antes.

O Concílio de Trento é a mais longa assembleia religiosa da história.

Reforma Protestante

A Igreja Católica vinha sendo desacreditada e estava perdendo adeptos, especialmente na Inglaterra, na França e na Alemanha.

Tudo isto aconteceu quando Martinho Lutero publicou as “95 teses”, texto preparado para uma discussão pública e que consistia numa crítica ao catolicismo.

Sua rápida divulgação, através da impressão e distribuição de exemplares por seus alunos, fez surgir outra vertente do Cristianismo, o Luteranismo, primeira doutrina do Protestantismo.

Estas ideias se espalharam por países como a Inglaterra, Sacro Império Romano Germânico, França, Suíça, Países Baixos e Escandinávia modificando para sempre o cristianismo.

Reforma Católica ou Contrarreforma?

Havia muito tempo que vários membros da Igreja Católica pediam a revisão de certas práticas levadas pela Igreja. Intelectuais como Thomas Morus ou Eramo de Roterdã defendiam uma fé mais íntima do fiel com Deus.

No entanto, o Concílio de Trento passou a ser conhecido como a resposta católica aos protestantes. Como se esta reunião tivesse sido convocada exclusivamente para tratar das questões levantadas pelos luteranos.

Atualmente, os historiadores preferem chamar esta reunião como Reforma Católica, pois a finalidade do Concílio de Trento não foi apenas dar uma resposta a Lutero e seus seguidores. Os bispos reunidos ali quiseram também revisar algumas práticas e adequar a Igreja Católica para a Idade Moderna.

Resumo 

Atores

Igreja Católica, protestantes, Matinho Lutero

Período

Séc. XVI

Antecedentes

Transição do Feudalismo para o Capitalismo, crescimento do comércio, invenção da imprensa.

Causas

Reformar a Igreja Católica e reafirmar os dogmas contestados por Lutero

Consequências

Reafirmação da autoridade papal, da Tradição Oral e Escrita, dos Sete Sacramentos, o reconhecimento de todos os livros contidos na Bíblia, criação do Index, de seminários, obrigatoriedade dos bispos residirem em suas dioceses,

 

 Não deixe de ler sobre a Reforma Protestante.

Comentários