Capitalismo: fases e origem



 O capitalismo é um sistema econômico baseado na acumulação e valorização do capital.

Para que o capitalismo possa se desenvolver é preciso haver a propriedade privada, mercado de consumidor e mão de obra.

Apesar de estar amplamente espalhado pelo mundo, nem sempre a humanidade viveu sob o sistema capitalista.

Vejamos quais são os tipos de capitalismo existentes:

Capitalismo comercial ou mercantil

O capitalismo comercial ou mercantil (mercado) valoriza as trocas comerciais em detrimento da agricultura. Surge no séc. XIV quando as nações buscavam garantir as rotas comerciais asiáticas que garantissem a chegada de produtos à Europa.

Neste momento, estas rotas eram dominadas pelas cidades de Gênova e Veneza onde floresciam bancos, casas de comércio, navegação e tudo o mais necessário para a realização dessas viagens.

Outra possibilidade era fazer a viagem por terra, através da Rota da Seda, onde as caravanas percorriam grandes distâncias para trazer estas mercadorias.

Com a caída de Constantinopla (atual Instambul, Turquia), conquistada pelos turcos, esta rota ficou inviável por conta dos altos impostos que os turcos começaram a cobrar. Por isso, este foi um dos motivos que impulsionaram as grandes navegações empreendidas por portugueses e castelhanos.

No capitalismo comercial, as nações investiam no monopólio comercial, no metalismo (acumulação de metais preciosos), no protecionismo alfandegário e na balança comercial favorável.

Capitalismo industrial

O Capitalismo industrial aparece no séc. XVIII-XIX com a consolidação do modo de produção industrial.

Neste momento, a riqueza está em produzir em grande escala, de maneira rápida e barata. Em toda Europa se levantam fábricas de roupas, alimentos, e transportes que alcançam um grande número de pessoas.

Estas fábricas, no entanto, precisavam de matérias-primas que eram trazidas de colônias europeias da África e da Ásia. Os operários também não tinham uma vida confortável, pois deviam trabalhar enormes jornadas em condições péssimas de higiene.

Uma vez que as fábricas cresciam passaram a explorar outras fronteiras, dando origem às multinacionais.

Leia sobre a Revolução Industrial.

Capitalismo monopolista - financeiro

Consiste em produzir a riqueza através da especulação, da Bolsa de Valores, e dos empréstimos, em resumo, das atividades bancárias. O problema dessas atividades é que não geram nenhum produto ou serviço concreto.

O Capitalismo monopolista ou capitalismo financeiro é considerado um desdobramento do capitalismo industrial. Manifesta-se através da formação de trustes, holdings e cartéis, de modo a garantir a exclusividade das matérias-primas ou do mercado.

Vejamos:

Truste 

Acordo de confiança entre as empresas. A palavra vem do inglês “trust” (confiança). O objetivo é garantir o mercado entre estas empresas, sem o princípio da livre-concorrência, o que pode prejudicar os concorrentes e os consumidores.

Holding

Conglomerado de empresas administrado por uma empresa maior (a empresa mãe) e que se dedica ao mesmo ramo. Exemplo: uma empresa de bebidas pode se dedicar a produzir sucos e refrigerantes, e não apenas um tipo de bebida. Todas terão o mesmo dono, mas terão mercados e consumidores diferentes.

Cartel 

Acordo entre empresas concorrentes para ganhar licitações, garantir o mercado consumir e a matéria-prima para seus produtos, fixar preços e assegurar clientes. Muitas das práticas dos cartéis são consideradas ilegais.

Capitalismo informacional

Como o próprio nome diz, a mercadoria mais importante serão as informações e seus suportes. As empresas mais valiosas serão os meios de comunicação e as redes sociais feitas através da tecnologia.

O capitalismo informacional é próprio da globalização produzida após a Queda do Muro de Berlim e do fim da União Soviética. Portanto, as empresas que geram riqueza são aquelas que lidam com a tecnologia como celulares, computadores, segurança de dados e aplicativos.

Na sociedade globalizada estar conectado tornou-se sinônimo de ser alguém.

Origem do capitalismo

O capitalismo surge no final do séc. XIV com a crise do feudalismo. Este era um sistema econômico baseado na propriedade rural e no monopólio de cada senhor feudal sobre sua terra e sua gente.

Após episódios como a peste negra que dizimou grande parte da população europeia, a agricultura conheceu um período de prosperidade e a população cresceu. Isto gerou tensões, pois os camponeses não queriam mais pagar tantas taxas, e ao mesmo tempo, o rei queria centralizar todos os impostos e terras num poder central.

Lentamente, a terra passa a ser um produto a mais que poderia ser vendido e comprado; os senhores feudais perdem importância e o poder real cresce, influenciando grande parte do território com leis comuns para todos os súditos. Isto possibilita a criação de uma marinha comercial, um exército para defender o território e somente uma burocracia para arrecadar impostos.

Resumo sobre o capitalismo

Capitalismo

Sistema econômico baseado na acumulação e valorização do capital

Capitalismo comercial ou mercantil

O comércio é a atividade mais importante

Capitalismo industrial

A riqueza está em produzir de modo industrial, ou seja, em grande escala.

Capitalismo financeiro

Consiste em produzir a riqueza através da especulação financeira.

Capitalismo informacional

A mercadoria mais importante é a informação e os suportes tecnológicos para difundi-a.

 Saiba mais sobre a Segunda Revolução Industrial.

Comentários